Zoreiada Profi

quinta-feira, fevereiro 08, 2007

The Broken West - I Can't Go On, I'll Go On

Diretamente da terra onde o sol sempre brilha, Los Angeles, CA, uma das revelações mais empolgantes que ouvi nos últimos tempos. Power pop inspirado em Byrds, Big Star e todas essas coisas boas que a música nos proporciona. Ora incrivelmente doce, como em "So It Goes", ora agitado e saltitante como New Pornographers em seus melhores momentos ("On The Bubble").
E o melhor é que não é só isso. "Down In The Valley" é uma das coisas mais ABENÇOADAS a serem feitas em muito tempo. É música pra colocar numa manhã ensolarada de sábado, logo ao acordar, e sair pulando pela casa. Pra dançar com o cachorro.
E olha que tem muito mais coisa pra curtir no álbum. Dream Pop ("Big City"), harmonias vocais calibradíssimas ("Brass Ring"), pop TINEIJESCO de finíssima categoria ("You Can Build An Island") e muito mais. Porra, se 2007 continuar assim, eu morro do coração.

Grinderman - Grinderman (2006)

Banda nova de um tal Nick Cave, um cara que lançou uns disquinhos por ae, bonzinhos por sinal, e montou um projeto novo pra fazer um som diferente. Cave volta a tocar as guitarras, com Warren Ellis (amigo de longa data e líder do Dirty Three) o escudando e mais dois mancebos malucos. Não há realmente muito o que falar do disco.


Um amigo meu me perguntou:

- Tá, mas esse disco novo do Nick Cave parece com o quê?
- UM CHUTE NO CU.

"No Pussy Blues" é trilha sonora da vida

Na foto.

terça-feira, fevereiro 06, 2007

Ligando o desfibrilador

It lives...

Ainda hoje, uns três pra galera. Fiquem espertos.

sexta-feira, outubro 06, 2006

At The Drive-In - Relationship of Command

Disco essencial. A melhor pedida pra quem quiser conhecer o som de uma das bandas mais intensas e destruidores do rock que surgiram nos últimos 15 anos, que até hoje permanece como A BANDA A SER SUPERADA em seu terreno (pelo menos deveria ser igualada). Vocais gritados, guitarras ensurdecedoras, andamentos desconcertantes, numa obra-prima cometida por esses malucos de El Paso, Novo México, chamados At The Drive-In.
Quarto e último disco do quinteto, que depois de sua dissolução, produziu duas bandas, uma do caralho e outra apenas boazinha: The Mars Volta (do vocalista Cedric Bixler-Zavala e do guitarrista Omar Rodriguez-Lopez) e Sparta (do guitarrista Jim Ward). Prepare para ser atropelado por uma jamanta sonora.

quinta-feira, outubro 05, 2006

...And You Know Us By The Trail Of Dead - So Divided (2006)

Uma das bandas preferidas da casa. Devo admitir que um dos discos mais fodas que eu já ouvi na minha banda foi cometido por esses malucos ae, vindos da sempre gloriosa Austin, no Texas. E eis que, pouco mais de um ano e meio depois do ótimo Worlds Apart, o Trail Of Dead já aprece com outra obra impressionante. So Divided chega com coros portentosos, uma gama avassaladora de instrumentos musicais e um senso melódico apuradíssimo. Só confiram a cover dilacerante de "The Goldheart Mountaintop Queen Directory", originalmente do clássico Bee Thousand, do Guided By Voices.
Jason Reece, Conrad Keely e Kevin Allen, trocam as guitarras estridentes e barulhentas, por violões e orquestrações monstruosas. A percussão violenta continua lá, e as letras de Keely nunca soaram tão destruidoras, resultando numa obra quase tão impactante quanto as criações anteriores do grupo. Um disco que merece a compreensão dos fãs antigos da banda e que pode trazer o grupo a um novo patamar de grandeza. E por deus, me digam alguma música desse ano que seja tão iluminada quanto "Eight Days Hell". Baixa ae.

sexta-feira, setembro 29, 2006

The Hold Steady - Boys And Girls In America (2006)





MEU DEUS. MEU DEUS. MEU DEUS.


EU VI A LUZ.

quarta-feira, setembro 27, 2006

Spoon - A Series Of Sneaks (1998)

Aqui temos um outro caso gravíssimo de subestimação. Talvez uma das grandes, digo GRANDES MESMO, bandas do underground americano nos anos 90, mas que segue na ativa até hoje (a propósito, façam de tudo para colocarem as mãos no sensacional disco que o Spoon largou no ano passado, Gimme Fiction).
O Spoon é um quarteto de Austin, Texas, praticamente um celeiro de grandes bandas, e liderada pelo esperto Britt Daniel. Series Of Sneaks é o segundo disco da banda, lançado em 1998, depois do ótima estréia Telephono. Mas em Sneaks, o pós-punk calcado em Pixies e Dinosaur Jr ganha contornos muito mais sofisticados, um requintado toque pop (que seria alçado à perfeição nos discos seguintes), mas ainda sem vergonha de chutar os pedais e mandar uma dose bem pegada de esporro nas tuas orelhas. Difícil falar mal de uma banda que só fez discos impecáveis. Digam ae o que acham e depois, de repente, boto mais algum do Spoon pro delírio da massa.

terça-feira, setembro 26, 2006

The Killers - Sam's Town (2006)

Então aqui está o que tantos queriam!! Eis aí o esperadíssimo disco novo dos Killers. Minhas expectativas com o disco estavam lá na estratosfera, com o estupendo single-aperitivo "When You Were Young", mas com o sampler vazado na semana passada, minhas expectavias caíram pro chão. No entanto, a cada audição de Sam's Town, o disco se reergue com força. Até agora, posso dizer que é um bom disco. Mas não duvido que ele possa ficar ainda melhor. Baixa ae e depois me diz o que acha.

Mastodon - Blood Mountain (2006)

Você gosta de metal? Sim? Então aqui está o melhor disco do ano, talvez o melhor disco do gênero desde o Age of Winters, do The Sword, que é do fim do ano passado. Riffs espetaculares, letras místicas, tudo embalado num especial disco-conceito. Você não gosta de metal? Então aqui está um dos melhores discos de ROCK do ano. Ritmos velozes, baterias alucinadas, guitarras violentas e andamentos surpreendentemente inventivos, capazes de provocar espasmos musculares no teu rosto, ou no mínimo, um headbanging bolado. Que indie-rock experimental que nada!! Vocais distorcidos, solos fraturados e viradas de bateria jazzísticas levadas à beira da velocidade da luz. O que mais você quer?

R.E.M. - Reckoning (1984)

Mais um clássico do R.E.M. pra alegrar a turma. Reckoning é de 1984, o disco que sucedeu o cláaaassico Murmur, contém algumas das faixas mais populares do início da carreira do quarteto de Athens, Georgia. Aqui está "So Central Rain" (aquela do "I'm SOOOOOOOORRY") e outras como "Pretty Persuasion" e "Second Guessing". Bom para quem só conhece a fase baladeira do R.E.M. saber que a trupe de Michael Stipe também fazia rock de primeira nos seus primórdios, dos melhores que os EUA teve pra mostrar nos anos 80.

Modest Mouse - This Is a Long Drive With Nothing To Think About (1996)

Clássico e "suposto" (reza a lenda que "Sad Sappy Sucker", disco de 2000, foi gravado antes desse aqui) disco de estréia do Modest Mouse, banda seminal da cena indie americana da metade dos anos 90. Nesse disco, Isaac Brock demonstram os primeiros sinais da grandeza que viria depois no essencial "The Moon And Antarctica". Canções ora atmosféricas ora esporrentas além das condições salubres, com melodias marcantes e os vocais expressivos e rasgados de Brock. Confira "Dramamine" e depois conversamos. Discaço.